quarta-feira, 16 de junho de 2010

Plataforma Cultura contra a Impunidade

Prezados:
Filmedoc está de volta depois de meses lançando Utopia e Barbárie.
Não estamos sós. Nossos irmãos espanhóis estão na mesma luta pelo restabeleicimento da verdade e contra o esquecimento dos crimes fascistas na Espanha. E estamos bem acompanhados. O Juiz Baltazar Garzón (aquele que fez prender Pinochet) é parceiro nessa luta e foi punido com a perda do cargo por tentar revirar os crimes fascistas na Espanha.
Agora o cineasta Pedro Amodóvar atua num curta espanhol fazendo o papel de um aviador, o primeiro militar assassinado pelos fascistas por resistir ao golpe.
A história segue abaixo. A luta continua.
Abraços
Silvio Tendler

Almodóvar interpreta vítima do franquismo em curta metragem sobre s desaparecidos na Espanha.
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar interpreta o papel de uma vítima da ditadura franquista no curta metragem Cultura contra a Impunidade. O filme trata do drama de assassinados durante a ditadura Franquista, cujas famílias seguem esperando por justiça até os dias de hoje.
O grupo de 15 artistas espanhóis que participam do filme inclui outro vencedor do Oscar, Javier Bardem. Os artistas, interpretam personagens reais assassinados entre os anos 30 e 50.
O grupo trabalhou gratuitamente sob a direção de Azucena Rodriguez.
Iniciativa semelhante foi adotada no Brasil sob a forma de chamadas de televisão feitas para a OAB e envolveu artistas como Fernda Montengro e Osmar Prado.
O objetivo é esclarecer a população sobre a realidade das famílias das vítimas e o regime de terror durante as ditaduras no Brasil e na Espanha. A campanha de "Direito a Memória e a Verdade"lá e cá tem como objetivo a busca de parentes desaparecidos, enterrados em fossas comuns e os corpos , passados tantos anos ainda não foram localizados e identificados para serem sepultados dignamente.
O filme produzido pela Associação para a Recuperação da Memória Histórica, ONG trabalha sobre os direitos dos familiares de desaparecidos.

EntradaX


São 15 relatos de 40 segundos cada um. Pedro Almodóvar interpreta o aviador Virgilio Leret Ruiz, primeiro militar assassinado no golpe de 1936, logo no início da Guerra Civil Espanhola.
O militar foi assasinado por não aderir ao golpe militar e fuzilado por militares golpistas, companheiros de quartel, covardemente, sem direito a defesa. Seu corpo desapareceu e seus familiares ainda procuram seu corpo.
Almodóvar,declarou que "a Espanha tem uma dívida moral com as milhares de famílias das vítimas" e acrescenta: "Foi uma experiência muito emocionante poder dar, humildemente, voz ao primeiro militar assassinado por não apoiar a sublevação franquista. Não é uma questão política, é uma questão humana."
Para outro dos artistas que participou do filme, o ator Paco León, teve um componente pessoal. León interpreta bisavô, assassinado e desaparecido há mais de 70 anos.
A diretora, Azucena Rodriguez, disse que a Plataforma Cultura contra a Impunidade (grupo de artistas engajados na causa das vítimas do franquismo) produziu o filme como um protesto "que desperte a sociedade".
Tal qual ocorereu no Brasil Azucena disse :"Queremos dar visibilidade às vítimas do franquismo, colocar rostos e vozes reconhecíveis nos protagonistas da grande tragédia coletiva, cuja memória o Estado espanholnão foi capaz de assumir depois de 30 anos de democracia."

Fonte:BBC Brasil + Silvio Tendler inc

Um comentário:

  1. Sílvio

    Faz um filme sobre nossos desaparecidos. Precisamos de um Grande filme assim, e você é nosso grande cineasta preocupado em reconstituir a História. Que tal?
    Sei que existem alguns, mas gostaria de assistir a um seu, com seu enfoque sobre esta fase da nossa História.

    ResponderExcluir